Sofrimento

Ontem (20/01/18) durante um desabafo, minha amiga ressaltou algo: “Você já passou por muita coisa”, e pensando bem é verdade.

Desde o termino de meu último relacionamento tive encontros desagradáveis com a solidão e a crise de identidade, que vinham acompanhadas dos inúmeros julgamentos e apontamentos negativos de pessoas que acreditava que poderiam ser consideradas “companheiras”.

De todos esses acasos, me deparei com uma palavra: sofrimento. Uma amarga dor que traz ao esquecimento o que Deus diz à respeito de sua vida e te faz ignorar todas as promessas que Ele fez a você, levando-nos a um caminha repleto de auto julgamentos, tristeza, peso e desmotivação. Portanto podemos definir que o sofrimento, quando mal enfrentado e entendido se torna um bloqueador de sensores.

As aflições que geram estes sofrimentos sempre existirão, independente do meio em que você se encontra e Jesus já nos havia alertado sobre isso:

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. – João 16:33

Em boa parte do tempo nós sabemos o porque estamos sofrendo, mas o por que Deus permite que nós nos submetemos aos sofrimento é uma dúvida quase imposta em nosso DNA. Durante a espera para adentrar em um restaurante para comemore o vigésimo oitavo aniversário de meu irmão, resolvi abrir o aplicativo e cheguei ao seguinte versículo:

Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles. Hebreus 2:10

Jesus se tornou perfeito humanamente através de seu sofrimento. Deus utiliza o nosso sofrimento para nos tornar mais parecidos com Ele, a própria perfeição. Ele que nos ensina a ser como Jesus, ou melhor, nos ensina a reencontrar a nossa essência.

Deus quer sim utilizar o sofrimento para nos moldar, mas Ele não disse em nenhum momento que deveríamos viver em função dele, e que ele deveria sugerir o curso de nossas escolhas e consequente de nossas vidas. O problema é que não entendemos este trabalhar de Deus e queremos ultrapassar estes processos por serem extremamente dolorosos e torturantes a nossa alma, mas quando evitamos enfrenta-los nós bloqueamos Jesus de atuar em nossos corações, vedando a possibilidade de aprendizado que Ele quer nos transmitir, e por fim inconscientemente negamos a cura e amparo emocional providos pelo Espírito Santo.

Eu realmente entendo você e como esse sentimento te faz paralisar a caminhada, mas por favor enfrente isso com a cabeça erguida pois quem está a frente desta batalha é Jesus [(Sevocê permitir é claro.) Leia este texto: Cansaço] não deixe que Satanás minta para você, distorcendo todas as palavras de encorajamento que Deus deixou serem escrita em nossa Bíblia.

O Espírito Santo traz consolo e equilíbrio ao nosso ser, portanto meditar na palavra, orar e se encontrar com Deus no Secreto são pontos fortes para quem quer tirar aprendizado deste processo de tratamento. Dê ferramentas ao Senhor para que Ele consiga te encontrar, algo muito importante nestas situações é você depositar toda a sua confiança em Deus, e acreditar que Ele fará o melhor por você.

Viva sim o sofrimento, mas não se torne refém dele. Deixe que Jesus te ensine da forma mais mansa e humilde a como lidar com essas situações.

Palavras de encorajamento que Deus deixou serem escritas em nossa Bíblia:

Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.
Deuteronômio 31:6

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Josué 1:9

Espere no Senhor.

Seja forte! Coragem!
Espere no Senhor.
Salmos 27:14

E acrescentou: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.
1 Crônicas 28:20

O Senhor é a minha luz e a minha salvação;

de quem terei temor?
O Senhor é o meu forte refúgio;
de quem terei medo?
Salmos 27:1

Por isso não tema, pois estou com você;

não tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei
com a minha mão direita vitoriosa.
Isaías 41:10

Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.
1 Coríntios 16:13

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

2 Timóteo 1:7

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse:

“Nunca o deixarei,
nunca o abandonarei”. Podemos, pois, dizer com confiança:
“O Senhor é o meu ajudador,
não temerei.
O que me podem fazer
os homens?”
Hebreus 13:5-6

No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

1 thoughts on “Sofrimento

Deixe um comentário